Ministério das Cidades estuda ligação entre Viracopos e Trem Intercidades

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Após o anúncio da empresa vencedora do leilão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar 101 km entre São Paulo e Campinas, o Ministério das Cidades já estuda a complementação do projeto, que deve impactar o trânsito na região.

Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, afirmou em entrevista à CBN Campinas que avalia a necessidade de linhas alimentadoras e complementares para atender cidades do eixo, como Hortolândia, Sumaré e Santa Bárbara d´Oeste.

Segundo Andia, outro ponto importante é implantar uma interligação entre o Aeroporto de Viracopos, as novas linhas e o Trem Intercidades, oferecendo uma rota alternativa para muitos passageiros que hoje usam o Aeroporto de Guarulhos.

O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana afirma que a ideia já foi, inclusive, discutida com o governador Tarcísio de Freitas durante o leilão do Trem Intercidades, que aconteceu na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, na última quinta-feira (29).

Única empresa credenciada, o Consórcio C2, formado pelo grupo Comporte e a estatal chinesa CRRC, venceu o leilão. A composição acionária do grupo é de 60% da brasileira Comporte, pertencente à família Constantino, e 40% da chinesa CRRC. A empresa opera desde o ano passado o Metrô de Belo Horizonte. O valor total do projeto foi atualizado para R$14.2 bilhões.

Além do Trem Intercidades, que é o mais rápido e com uma parada de 2 minutos em Jundiaí; o consórcio vencedor também irá operar o Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, além de melhorias na Linha 7-Rubi, que deixará de ser da CPTM.

A operação do serviço expresso prevê viagens de 1 hora e 4 minutos, com trens de velocidade máxima de até 140 km/h e tarifa a R$ 64. A expectativa é que o TIM entre em funcionamento até 2029. Já o TIC, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve começar a operar até 2031.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.