Mulheres Empoderadas: Filmes e séries para assistir na semana da mulher

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de maio, nada mais justo do que trazer um Na Tela especial. Hoje vamos falar das produções que retratam mulheres empoderadas e das lutas que elas enfrentam todos os dias, cada uma de sua maneira. 
Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de maio, nada mais justo do que trazer um Na Tela especial. Hoje vamos falar das produções que retratam mulheres empoderadas e das lutas que elas enfrentam todos os dias, cada uma de sua maneira. 

Imagine três mulheres negras que trabalharam na NASA durante a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, nos anos 1960. Essa é a temática do drama “Estrelas Além do Tempo” (2016), disponível na plataforma Disney+. 

O filme, que obteve três indicações ao Oscar de 2017 – inclusive à categoria de “Melhor Filme”, mostra como essa equipe de cientistas foi o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Além da história cativante, um dos pontos fortes do longa é o elenco. O trio de protagonistas é interpretado pelas atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe. Outros nomes conhecidos também dão as caras no filme, como Kirsten Dunst e Jim Parsons. 

Porém, não são só essas histórias fora da curva que fazem uma mulher ser extraordinária. Inclusive, muitas vezes elas estão mais perto do que imaginamos. E é essa mensagem que o filme “Que horas ela volta” (2015) tenta nos passar. 

A pernambucana Val, interpretada de maneira espetacular pela querida Regina Casé, se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Depois de anos trabalhando de babá e empregada doméstica, ela recebe um telefonema de sua filha, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

O filme, disponível na Netflix, levanta, por meio da comédia e do drama, um debate importante sobre a segregação social. Além disso, dá holofote para uma classe majoritariamente composta por mulheres e que, muitas vezes, não tem oportunidade de se expressar.

Saindo do nosso quintal e indo para o mundo da fantasia, mas que apresenta problemas bem reais da nossa sociedade, vamos falar sobre o queridinho do ano passado, o filme da Barbie. 

O live-action da boneca mais famosa do mundo mostra o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas.

Porém, uma das bonecas, interpretada por Margot Robbie, começa a ter pensamentos estranhos e sua aparência muda, então ela parte para o mundo real com Ken para tentar encontrar uma solução e voltar a ser uma boneca perfeita.

Em meio a tudo isso, a protagonista entra em uma jornada de autodescoberta e reforça uma crítica sobre a nossa sociedade. Além de uma mensagem forte para mulheres de todo o mundo, o filme também traz espaço para os homens refletirem. 

Esse foi o Na Tela dessa semana. Uma ótima sessão e um bom final de semana. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Franquia Missão Impossível chega ao fim com O Acerto Final

O herói Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, vai se aposentar após oito filmes. Está em cartaz Missão Impossível – O Acerto Final. Hunt tenta impedir as consequências trágicas de uma Inteligência Artificial no sistema global de computadores. Ele acaba se deparando com governantes poderosos ao redor do mundo. Ao lado de novos aliados, uma corrida contra o tempo vai definir o destino da realidade no planeta.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.