Ouça ao vivo

Mulheres Empoderadas: Filmes e séries para assistir na semana da mulher

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de maio, nada mais justo do que trazer um Na Tela especial. Hoje vamos falar das produções que retratam mulheres empoderadas e das lutas que elas enfrentam todos os dias, cada uma de sua maneira. 
Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de maio, nada mais justo do que trazer um Na Tela especial. Hoje vamos falar das produções que retratam mulheres empoderadas e das lutas que elas enfrentam todos os dias, cada uma de sua maneira. 

Imagine três mulheres negras que trabalharam na NASA durante a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, nos anos 1960. Essa é a temática do drama “Estrelas Além do Tempo” (2016), disponível na plataforma Disney+. 

O filme, que obteve três indicações ao Oscar de 2017 – inclusive à categoria de “Melhor Filme”, mostra como essa equipe de cientistas foi o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Além da história cativante, um dos pontos fortes do longa é o elenco. O trio de protagonistas é interpretado pelas atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe. Outros nomes conhecidos também dão as caras no filme, como Kirsten Dunst e Jim Parsons. 

Porém, não são só essas histórias fora da curva que fazem uma mulher ser extraordinária. Inclusive, muitas vezes elas estão mais perto do que imaginamos. E é essa mensagem que o filme “Que horas ela volta” (2015) tenta nos passar. 

A pernambucana Val, interpretada de maneira espetacular pela querida Regina Casé, se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Depois de anos trabalhando de babá e empregada doméstica, ela recebe um telefonema de sua filha, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

O filme, disponível na Netflix, levanta, por meio da comédia e do drama, um debate importante sobre a segregação social. Além disso, dá holofote para uma classe majoritariamente composta por mulheres e que, muitas vezes, não tem oportunidade de se expressar.

Saindo do nosso quintal e indo para o mundo da fantasia, mas que apresenta problemas bem reais da nossa sociedade, vamos falar sobre o queridinho do ano passado, o filme da Barbie. 

O live-action da boneca mais famosa do mundo mostra o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas.

Porém, uma das bonecas, interpretada por Margot Robbie, começa a ter pensamentos estranhos e sua aparência muda, então ela parte para o mundo real com Ken para tentar encontrar uma solução e voltar a ser uma boneca perfeita.

Em meio a tudo isso, a protagonista entra em uma jornada de autodescoberta e reforça uma crítica sobre a nossa sociedade. Além de uma mensagem forte para mulheres de todo o mundo, o filme também traz espaço para os homens refletirem. 

Esse foi o Na Tela dessa semana. Uma ótima sessão e um bom final de semana. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Semana tem estreias de séries e filmes inspirados na música

O documentário  “Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi” que é produzido e está no catálogo do Star+. São quatro episódios disponíveis, que dão acesso exclusivo à trajetória de uma das bandas mais conhecidas do mundo e seu vocalista, Jon Bon Jovi.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.