Nova temporada da Orquestra Sinfônica de Campinas começa nesta semana

Foto: Manoel de Brito/PMC

A Orquestra Sinfônica de Campinas recebe neste sábado, 17, o solista Pablo Sáinz Villegas, considerado um dos melhores violonistas clássicos do mundo na atualidade. 

Essa atração faz parte da abertura da Temporada 2024 da orquestra. Serão mais seis apresentações, além deste concerto com o violonista espanhol, neste ano que marca o aniversário de 95 anos da orquestra.

E pensando no futuro da entidade, foi realizado um Concurso Público com mais de 1.030 candidatos. Segunda a Secretária de Cultura, Alexandra Caprioli, é importante recompor a orquestra, já que o último concurso foi há 13 anos. 

A Orquestra Sinfônica de Campinas é considerada patrimônio imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Campinas (CONDEPACC) desde 2019. A entidade foi a primeira instituição do gênero fora de uma capital. 

A primeira apresentação foi realizada no dia 15 de novembro de 1929, dia em que é comemorado a proclamação da república. De acordo com o Prefeito de Campinas, é necessário focar no futuro da orquestra. 

Entre as apresentações, a cidade vai contar com um concerto de Dia das Mãe com a cantora Sandra Sá e um Concerto Especial no Mês da Consciência Negra com o cantor Chico César. 

O maestro Carlos Prazeres explica que essa é uma das medidas para fazer com que a orquestra fique ainda mais popular na cidade. 

A instituição também vai realizar um Concerto Especial, em agosto, no Teatro Municipal de São Paulo, além das apresentações do Dia das Crianças, do Natal e no Aniversário de 250 anos da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.