Novos reservatórios ampliam capacidade de armazenamento para região do Jd.Chapadão

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Para aumentar a segurança hídrica na região do Jardim Chapadão, em Campinas, dois reservatórios de água potável foram inaugurados nesta sexta-feira (22). Ambos fazem parte de um projeto da Sanasa, que prevê outros 19 para vários pontos do município.

As obras integram o Plano Campinas 2030, que irá aumentar o volume de reservação em 54 milhões de litros.

Primeiro entregue, o reservatório João Erbolato armazena 5 milhões de litros de água para atender, pelo menos, quatro bairros, segundo Manuelito Magalhães Júnior, presidente da Sanasa.  

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, presente na cerimônia, acrescentou, ainda, que a cidade é uma das três mais populosas do Brasil que atingiram a meta de universalização do saneamento básico para toda a população. O estudo foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

Segundo a Sanasa, as captações para abastecimento do município são feitas 95% no Rio Atibaia e 5% no Rio Capivari.

Atualmente a cidade conta com 73 reservatórios, com capacidade de 142 milhões de litros. Com o fim das obras, serão 196 milhões de litros reservados. A Prefeitura informou que essa quantidade é suficiente para cobrir a demanda da população por 20 horas, em caso de um eventual acidente, como, por exemplo, a queda de energia para o bombeamento até às estações de tratamento.

Os novos reservatórios estão sendo construídos em 16 bairros, entre eles, Jardim Nova Europa, Ponte Preta, Cidade Satélite íris, Parque Jambeiro, Gargantilha e Monte Belo. A previsão é que todos sejam entregues até o fim do ano.

O investimento para essas obras é de R$ 117,6 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hemocentro da Unicamp faz alerta para baixo estoque de sangue, veja como ser doador

assinatura para frota elétrica em Hortolândia

Hortolândia assina contrato com Governo Federal para implantar frota elétrica

Homenagem a Dom Gilberto pode dar nome à Praça Arautos da Paz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.