Região de Campinas já emitiu 6 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

Foto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo alcançou a marca de 40 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) emitidas em todo o estado. Desse total, 6 mil foram emitidas para a região de Campinas, segundo o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. Somente na metrópole, 1,2 mil carteiras foram oferecidas.

Lançado há quase um ano, o documento simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados por todo o estado, promovendo o acesso a direitos como atendimento e filas preferenciais. O secretário ressalta que a carteirinha evita constrangimentos para as pessoas com o espectro autista, uma vez que o transtorno não é visível.

Com uma emissão de cerca de 4 mil carteirinhas por mês em todo o Estado, resultando em uma média diária de 130, o projeto excedeu as expectativas iniciais. Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a carteirinha pode ser solicitada presencialmente nas unidades do Poupatempo de Campinas e Piracicaba.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista também pode ser solicitada online, por meio do portal ciptea.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Câmara de Indaiatuba cria comissão para cobrar mais segurança na Rodovia SP-75

Entenda como será bloqueio do viaduto de Betel, na Rodovia Prof. Zeferino Vaz

Indústrias da região vivem agosto estável, mas preocupadas com possível extensão do tarifaço

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.