Região de Campinas já emitiu 6 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

Foto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo alcançou a marca de 40 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) emitidas em todo o estado. Desse total, 6 mil foram emitidas para a região de Campinas, segundo o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. Somente na metrópole, 1,2 mil carteiras foram oferecidas.

Lançado há quase um ano, o documento simplifica a identificação de indivíduos autistas em serviços públicos e privados por todo o estado, promovendo o acesso a direitos como atendimento e filas preferenciais. O secretário ressalta que a carteirinha evita constrangimentos para as pessoas com o espectro autista, uma vez que o transtorno não é visível.

Com uma emissão de cerca de 4 mil carteirinhas por mês em todo o Estado, resultando em uma média diária de 130, o projeto excedeu as expectativas iniciais. Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a carteirinha pode ser solicitada presencialmente nas unidades do Poupatempo de Campinas e Piracicaba.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista também pode ser solicitada online, por meio do portal ciptea.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.