Durante a primeira quinzena de março, a concessionária CPFL notou aumento de aproximadamente 6% no consumo de energia na região de Campinas, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já na área atendida pela Elektro, que inclui as cidades de Limeira, Artur Nogueira e Mogi Guaçu, o aumento foi de 12% em março.
As concessionárias atribuem o consumo superior à média para o mês às recentes ondas de calor, que têm impulsionado a população a buscar alternativas para se refrescar. Ar-condicionado e ventiladores são os campeões de uso.
A região acompanha a tendência nacional. O país registrou novamente recorde de consumo em 15 de março, desde o início da série histórica, em 1999. A informação foi dada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, em entrevista à CBN.
Apesar da alta no consumo de energia elétrica, não há risco de desabastecimento, segundo o diretor do ONS, pois o Brasil extrai energia de todas as fontes renováveis. A preocupação, porém, é com 2025. Março registrou chuvas abaixo da média histórica, o que pode trazer reflexos a longo prazo.
Em um comunicado divulgado à imprensa, o ONS também afirmou que a demanda por eletricidade em março foi impulsionada pelas altas temperaturas registradas em todo país, durante a terceira onda de calor do ano.