A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta segunda-feira (11) a primeira morte por dengue em Santo Antônio de Posse em 2024. A vítima é um idoso, entre 65 e 79 anos, que faleceu no dia 5 de março. Na última sexta-feira (8), o município decretou situação de emergência por conta da dengue.
O decreto prevê a aquisição de insumos e materiais, e a autorização do poder público, a ingressar em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente.
Por conta do avanço da dengue, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse também iniciou na semana passada o atendimento ampliado para casos de dengue em oito unidades de saúde. A cidade tem 65 confirmações da doença. Agora, os seis postos de saúde atendem das 8h às 16h; o Ambulatório de Especialidades, das 8h às 20h; e o Pronto Socorro presta atendimento 24 horas, com um médico extra até 22h.
Com o novo óbito confirmado pelo Estado, a região de Campinas soma quatro mortes por dengue este ano. Os outros três óbitos foram confirmados na metrópole, que soma mais de 16 mil casos da doença neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as três mortes também foram em idosos: duas mulheres, de 86 e 94 anos, e um homem de 94 anos.