Sem leitos no SUS, Dário convoca Estado, Pucc, Rede Mário Gatti e HC da Unicamp para buscar saídas 

Reprodução/Facebook

Diante de um cenário delicado para a população que precisa utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), em Campinas, o prefeito Dário Saadi convocou uma reunião para esta quarta-feira, às 11h, para discutir a sobrecarga do sistema de saúde do município. 

Foram chamados representantes do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), que abrange 42 municípios da região, Hospital da PUC, Hospital de Clínicas da Unicamp, Rede Mário Gatti (que engloba os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, e ainda, representantes da Secretaria Municipal de Saúde. 

A convocação foi feita depois de uma escalada de más notícias, durante a tarde, vindas dos hospitais que têm leitos SUS em Campinas. Primeiro, o HC da Unicamp informou que havia suspendido o atendimento de novos casos de pacientes adultos no Pronto-Socorro, em função da superlotação. 

 Em seguida, a Rede Mário Gatti e o Hospital da PUC também informaram que o atendimento pelo SUS estava sobrecarregado. 

No início da noite desta terça-feira, a Prefeitura de Campinas informou em nota que todo fechamento impacta o sistema de saúde como um todo, e que diante da medida anunciada pelo HC da Unicamp, a Secretaria e a Rede Mário Gatti vão fazer a gestão do sistema de urgência e emergência da cidade para garantir o atendimento a todas as pessoas que precisarem. 

 Informou ainda que Campinas possui, além dos Prontos-Socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São José, Campo Grande, Anchieta e Carlos Lourenço. 

 Em relação ao Samu, o serviço faz a regulação dos atendimentos em tempo real e encaminha, de forma criteriosa, os pacientes para hospitais e UPAS. O Samu recebeu a solicitação do HC e vai monitorar a situação. 

 Por fim, o município informou que não faz encaminhamentos de pacientes para o HC da Unicamp pela Central de Regulação de Serviço de Saúde (CROSS). 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.