O Sistema Exe-PJe, uma plataforma tecnológica que promete transformar a fase de execução trabalhista no país, foi lançada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, nesta sexta-feira (15). A plataforma tem como embrião o EXE15, uma solução construída em 2014 pelo Regional de Campinas, e agora, aplicada em âmbito nacional.
A ideia é auxiliar na gestão de dados da chamada execução trabalhista, fase considerada a mais difícil dos processos, quando já há causa ganha e valores, mas a Justiça não encontra os bens do devedor para efetuar o pagamento da dívida.
A corregedora regional do TRT-15, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, afirma que a solução despertou interesse do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para nacionalizar o sistema, agora disponibilizado para todos os 24 tribunais trabalhistas do país. Já o ministro TST, Aloysio Corrêa da Veiga, falou do ganho proporcionado pela inteligência artificial, que deve agilizar a fase de execução dos processos trabalhistas.
A versão completa do Sistema Exe-PJe abarca quatro funcionalidades: módulo de administração; módulo de cadastro de diligências e penhoras; módulo de leilões judiciais e módulo de pesquisa patrimonial. No evento, a equipe da Corregedoria Regional do TRT-15 detalhou o fluxo de trabalho da nova plataforma para os corregedores e secretários das Corregedorias.