Terceirização impulsiona contratações do setor de serviços em janeiro 

Foto: Arquivo CBN

A maioria das cidades da região de Campinas encerrou janeiro com saldo positivo de contratações no mercado de trabalho, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Apenas Americana teve números negativos entre as cidades mais populosas. 

Em Campinas, a construção civil foi a área que mais empregou, com 889 novos postos de trabalho, seguida pelo setor de serviços, que teve saldo positivo de 796 vagas. O comércio mais demitiu do que contratou, com a perda de 462 empregos. 

Além da sazonalidade, já que em janeiro a maioria dos funcionários temporários é dispensada, a economista do Observatório PUC-Campinas, Eliane Rosandiski, explica que o crescimento dos serviços é impulsionado pela terceirização de mão de obra, que se encaixa no setor. 

Apesar de alguns fatores econômicos pesarem contra, como o fechamento de lojas da rede de supermercados Dia na região, a economista vê com otimismo a perspectiva para o emprego nos próximos meses. Segundo Eliane Rosandiski, os trabalhadores têm sido contratados com uma média salarial maior em todos os setores. 

Segundo o Caged, o saldo de contratações em Campinas foi de 1.489 vagas, apenas 19 acima de janeiro do ano passado. A diferença foi na distribuição por setor, já que a construção civil teve um salto significativo enquanto em 2023 os números foram negativos. Piracicaba, Indaiatuba e Limeira também apresentaram crescimento na mesma área. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.