A transferência digital de veículos já está disponível para pessoas físicas do Estado de São Paulo. A primeira etapa será para proprietários que já tenham o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, com placas Mercosul ou convencionais. Neste caso, o novo proprietário terá que morar na mesma cidade em que o veículo está registrado.
Nos próximos meses, o serviço também estará disponível para veículos com Documento Único de Transferência (DUT) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas.
Com a automatização, a troca de propriedade deverá acontecer em cinco minutos, de acordo com o Governo do Estado. Sem a digitalização, o prazo varia entre três e dez dias úteis. O superintendente do Detran, Eduardo Gomes, complementa que o novo formato ainda dispensa a ida ao cartório.
O pagamento da taxa de transferência e a quitação de débitos pendentes poderão ser realizados via pix.
O serviço está disponível no aplicativo do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”.
Nesta primeira etapa, o governo estadual acredita que 70 mil transferências sejam realizadas por mês, nas 645 cidades paulistas. Com o avanço para as próximas etapas, o volume poderá chegar a 500 mil transações mensais.