Americana é a cidade da Região Metropolitana de Campinas mais bem colocada em ranking que avalia a qualidade das cidades em vários aspectos. São critérios que mostram como está a vida da população com relação a serviços de saúde, educação, segurança, entre outros temas. A ideia é que os dados sirvam como base pra futuras melhorias
Ao todo foram 319 cidades avaliadas em 40 indicadores como pilares de prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
O intuito do ranking 2024 de Cidades Sustentáveis feito pela consultoria Bright Cities é gerar o entendimento das cidades acima de 100 mil habitantes e que sirva como guia para melhoria dos serviços públicos.
Americana foi a cidade da região melhor colocada no 15º. Depois aparece Indaiatuba na 19ª, Campinas em 27ª e Valinhos em 28º lugar. Outras cidades próximas que ficaram bem colocadas são Bragança Paulista no 5º lugar e Jundiaí na 11ª posição.
De acordo com a responsável pelo levantamento, Raquel Cardamone, CEO da Bright Cities, os dados são analisados a partir de fontes públicas.
Este é o segundo ano da publicação do ranking e a expectativa é que as cidades possam utilizar o relatório como orientação pra aprimoramentos.
Campinas foi do 10º para o 27º lugar. Segundo os responsáveis os índices que tiveram quedas nas notas são: consumo doméstico total de água per capita (litros/dia). Queda de 20% na nota; porcentagem da população da cidade com sobrepeso ou obesa – Índice de Massa Corporal (IMC) – Queda de 13% na nota, entre outros.
Essas porcentagens levam em conta a nota individual de cada indicador, não é a nota final da cidade no ranking.
O secretário de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes afirma que a cidade se baseia em rankings oficiais que contam mais critérios de avaliação. Para ele, os índices de Campinas devem ser comparados com cidades do mesmo porte.
Ainda conforme o secretário, embora tenha tido queda no geral, a cidade melhorou 18 posições no ranking que ele chamou de alternativo.
Apesar de melhor colocado, Americana também caiu 8 posições, de 7º para 15º colocado e a prefeitura da cidade não respondeu aos nossos questionamentos.