Apreensões de agrotóxicos cresceram mais de 100% nos últimos anos

Governo Agricultura
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

O aumento no número de apreensões de agrotóxicos ilegais no país têm preocupado autoridades e especialistas. Em 2023, apenas a Polícia Federal deteve 575 toneladas no mercado ilegal. O número representa quase 180% a mais do que em 2022.

Em Americana, na região, uma grande operação foi registrada no período de 2023. A Polícia Civil, fiscais do Ibama e do Ministério da Agricultura e Pecuária encontraram um depósito com 75 toneladas de agrotóxicos que haviam entrado ilegalmente no Brasil. Um deles, era banido no país desde 2021.  A carga avaliada em R$ 43 milhões seria vendida a produtores rurais no Estado de São Paulo e no Mato Grosso.  

Adriano Mellega, promotor de Justiça do Estado de São Paulo, diz que a região chama a atenção por sediar muitas organizações criminosas. O que contribui para o início das investigações.

O comércio desses produtos tem como principal atrativo o preço inferir aos dos defensivos produzidos e vendidos dentro dos padrões da Lei dos Agrotóxicos.

O Ministério da Agricultura informou que não tem uma estimativa sobre a proporção do mercado ilegal. A indústria de agroquímicos calcula que gire em torno de 20 a 25%.

Nilton Mendes, gerente de comitê de combate a produtos ilegais da CropLife Brasil, explica os riscos destes produtos aos consumidores.

A fiscalização exige a participação de várias entidades no controle, como Polícias Civil, Militar e Ministério da Agricultura.  O promotor de justiça, Adriano Mellega, ainda explica sobre as penalidades previstas para o crime.

A Anvisa reforça que agrotóxicos irregulares não oferecem garantias de segurança para o trabalhador e meio ambiente.

Já o Ibama diz que produtos ilegais e provenientes de contrabando não passam por avaliações de eficácia, viabilidade agronômica, impactos ambientais e à saúde humana, diante disso, seus impactos são incertos.

O Ministério da Agricultura afirma que vem atuando contra o mercado ilegal e que em 2023 realizou 35 operações com apreensões de agrotóxicos, fertilizantes, sementes, e outros produtos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Reajuste da tarifa do ônibus desagrada passageiros em Campinas

Morre mulher atacada com marretadas pelo companheiro no Pq. Valença

Barão Geraldo celebra aniversário entre memória, identidade e desafios urbanos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.