Policiais do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) descobriram um local onde ocorria falsificação de bebidas alcoólicas e prendeu sete pessoas. A ação foi realizada após uma denúncia anônima. O caso foi em Piracicaba.
Segundo a corporação, inicialmente, as equipes detiveram três homens em um barracão, durante o processo de falsificação de cerveja. Os suspeitos informaram a localização de outros integrantes do esquema de falsificação.
Em uma casa, mais uma mulher e três homens foram presos com materiais utilizados na falsificação, de acordo com o Baep. Mais tarde, a sétima pessoa foi presa. Todos os envolvidos no esquema vieram de outros estados do país.
O responsável por coordenar o esquema, segundo o Baep, já havia sido preso no Rio de Janeiro por associação a uma facção criminosa do estado. O processo realizado pelo grupo consistia em retirar o rótulo de uma cerveja de marca mais barata e substituir com o rótulo de marcas mais caras.
Em seguida, os produtos falsificados eram vendidos pelo interior e na capital de São Paulo. Os envolvidos afirmaram que eram alteradas e vendidas 500 garrafas por dias no barracão.
Foram encontradas e apreendidas 13.536 garrafas cheias de cerveja falsificada, que correspondem a um valor estimado de R$ 100 mil. Também foram localizadas mais 8.064 garrafas vazias, além de milhares de rótulos e tampas de marcas populares de cerveja, sete celulares e seis cadernos com contabilidade do esquema.
Todos os sete envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados ao Plantão Policial de Piracicaba.