Campinas Decor recebe a exposição “Origens” com fotos e artefatos indígenas

Divulgação

A Campinas Decor 2024 recebe de 20 de abril a 13 de maio a exposição “Origens”. Além do rico acervo de imagens resultante das expedições feitas pelo fotógrafo Manu Pivatti em áreas indígenas remotas da floresta amazônica, a mostra em cartaz no ambiente Alameda Campinas Decor reúne uma coleção de artefatos indígenas.

A exposição é mais um dos atrativos da 26ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, que segue até 26 de maio no icônico Prédio do Relógio, joia arquitetônica situada no coração do Pátio Ferroviário da cidade.

Atuando como voluntário em logística para diversas ONGs da área da saúde, Pivatti teve a oportunidade de realizar diversas incursões pela densa floresta, estabelecendo períodos de contato direto com várias etnias dos povos originários. A experiência de convívio nesse meio ambiente resultou em um rico acervo fotográfico, bem como em uma coleção de artefatos indígenas.

Durante sua proximidade com esses povos, o profissional pôde interagir e documentou através de suas lentes o cotidiano dos indígenas, incluindo atividades como caça, pesca, brincadeiras, preparação de alimentos, o interior das ocas, e principalmente, registrou rituais dos quais a presença de pessoas externas é altamente restrita.

Ele relata que as experiências antropológicas e culturais, somadas às adversidades enfrentadas para sobreviver na selva, moldaram sua versatilidade e capacidade de adaptação como fotógrafo. As extensas jornadas por terra, água e ar permitiram conhecer intimamente as origens do Brasil.

Com a curadoria da arquiteta Cristina Sagarra, a mostra exibida na Campinas Decor é, segundo Pivatti, apenas uma fração do vasto material acumulado ao longo dessas viagens, que inclui um acervo de mais de 10 mil fotografias e uma coleção particular de artefatos dignas de um museu.

A exposição pode ser visitada no ambiente Alameda Campinas Decor, assinado pelos arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra, nos horários de visitação da mostra e para ter acesso ao espaço é preciso adquirir o ingresso para o evento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira recebe Encontro de Carros Antigos neste domingo (28)

Festival da Lua celebra cultura chinesa e sustentabilidade em Campinas

Filme mais assistido do ano, Ne Zha 2: O Renascer Da Alma chega ao Brasil

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Limeira recebe Encontro de Carros Antigos neste domingo (28)

O estacionamento do Limeira Shopping será ponto de encontro para apaixonados por carros antigos neste domingo (28), das 9h às 13h. O Encontro de Clássicos vai reunir modelos raros e históricos, com entrada gratuita e atrações para toda a família.

Festival da Lua celebra cultura chinesa e sustentabilidade em Campinas

O Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe, neste fim de semana (27 e 28 de setembro), a 4ª edição do Festival da Lua. O evento é gratuito, aberto a todas as idades e acontece das 9h às 17h. A programação tem apresentações culturais, oficinas, vivências e atividades interativas que unem tradições chinesas e reflexões sobre o futuro do planeta.

Filme mais assistido do ano, Ne Zha 2: O Renascer Da Alma chega ao Brasil

Uma animação chinesa leva o título de maior público do ano e quinta maior da história, com mais de 315 milhões de espectadores somente no país de origem. Ne Zha 2: O Renascer Da Alma, já faturou mais de US$ 2 bilhões e chega esta semana às salas do Brasil. Na trama, inspirada em um livro chinês, após uma grande catástrofe, as almas de Ne Zha e Ao Bing são salvas, mas eles recorrem à mística lótus de sete cores em uma ousada tentativa de reconstruir os corpos e mudar os próprios destinos. A classificação é de 14 anos. 

Pedala Tour chega a Piracicaba com passeio ciclístico e serviços gratuitos de saúde

Piracicaba vai receber no dia 5 de outubro o Pedala Tour. A largada e a chegada serão no Parque da Rua do Porto, com percurso de 8 quilômetros por ruas e avenidas da cidade. A expectativa é reunir cerca de 3 mil ciclistas de todas as idades. Além do passeio, o evento vai oferecer serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, massagens rápidas, orientação para treinos e teste de bioimpedância. Também haverá uma oficina para pequenos reparos nas bicicletas e distribuição de frutas, água e sucos para os inscritos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.