De acordo com o último balanço divulgado pela Prefeitura de Campinas 27.778 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas na primeira semana da campanha na cidade.
A vacina está disponível nos 68 centros de saúde da cidade. Neste primeiro momento o foco está nos grupos prioritários. São pessoas com maior risco e que já podem tomar a vacina. Em Campinas, elas representam pouco mais de 478 mil moradores. A meta da Saúde é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos incluídos na lista até 31 de maio.
A aposentada Ivone Brito, moradora no Parque Jambeiro, faz parte desse grupo. Ela diz que desde que atingiu a idade mínima não deixou de se vacinar.
O aposentado Antônio Martins comentou que esse ano até demorou pra se imunizar. Tomar vacina pra ele faz parte da rotina.
Até agora entre as pessoas que se vacinaram 8,57% são idosas; 3,40% puérperas; 3,31% crianças e 2,84% gestantes. Além desses grupos podem se vacinar: trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, portuário, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, comorbidade, povos indígenas, profissionais de segurança e pessoas privadas de liberdade.
Pra tomar a vacina não é necessário agendamento e a pessoa deve levar um documento pessoal com foto.