Em Piracicaba quatro casos de raiva em morcegos acenderam o alerto da Vigilância em Saúde. Os moradores da cidade estão preocupados. O último morcego foi encontrado no bairro Jaraguá. Ao passar por exames de laboratório foi confirmado: o morcego tinha raiva. Ele estava na casa do policial aposentado Adalberto. Era pequeno e estava debilitado.
O caso gerou preocupação na vizinhança. A dona de casa Aparecida Rodrigues tem animais de estimação em casa e ficou apreensiva. A cabeleireira Terezinha Tozzi soube dos casos e ficou em alerta.
Em todo o ano de 2023 foram cinco casos de morcegos com raiva em Piracicaba. Este ano, além do animal encontrado no Jaraguá, foram encontrados também no Centro, Dois Córregos e Jupiá. A bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Regina Lex Engel, explica que os morcegos são essenciais para o controle de pragas e que eles não são agressivos, mas podem morder pra se defender.
A orientação é não tocar diretamente no animal e chamar a vigilância. Se houver acidente a pessoa deve buscar atendimento médico.