Cidades da região de Campinas vão receber cerca de R$ 40 milhões do Governo do Estado para aplicar em obras cívicas.
O anúncio foi feito pelo Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, em coletiva na Prefeitura de Campinas nesta quinta-feira (4). O dinheiro será repassado via FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos). Os projetos vencedores são referentes a editais vencidos pelas cidades em 2021.
A verba deve ser usada para revitalização de museus, centros culturais, pistas de caminhadas, entre outras. As prefeituras também deverão investir uma contrapartida como explica o secretário.
Uma reunião entre o secretário, o prefeito de Campinas Dário Saadi e o prefeito de Jaguariúna e presidente do conselho de administração da RMC Gustavo Reis debateu os parâmetros para o novo edital que será lançado ainda este ano. A ideia é que o teto dos projetos, que atualmente é de até R$ 1 milhão, seja flexibilizado.
Entre as cidades contempladas com a verba estão Morungaba e Pedreira. Uma das motivações para que as prefeituras peçam o aumento do teto de investimentos é que eles possam atender a mais de uma cidade dentro da ideia de região metropolitana.