Ouça ao vivo

Cineastas premiados promovem oficinas gratuitas sobre curtas-metragens

As oficinas na Casa de Vidro e em Paulínia serão exclusivamente sobre roteiros cinematográficos. A do CCLA será sobre a produção cinematográfica em suas várias fases. Os dois cineastas têm experiência em elaboração de roteiro em diversos gêneros, como documentários, dramas, terror e ficção.
Divulgação

Helen Quintans e Flávio Carnielli, dois dos mais premiados cineastas da região de Campinas, promovem uma série de oficinas gratuitas de produção e roteiro de curtas-metragens. A primeira delas será sobre Roteiro, neste sábado, 13 de abril, às 15h, na Casa de Vidro do Lago do Café, em Campinas.

As outras serão ainda em abril, na Prefeitura Municipal de Paulínia e no Centro de Cultura, Letras e Artes (CCLA), em Campinas. Este projeto foi contemplado pelo Edital PROAC 32-2022 – Audiovisual – Produção e Lançamento de Curta, via programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

As oficinas na Casa de Vidro e em Paulínia serão exclusivamente sobre roteiros cinematográficos. A do CCLA será sobre a produção cinematográfica em suas várias fases. Os dois cineastas têm experiência em elaboração de roteiro em diversos gêneros, como documentários, dramas, terror e ficção. A oficina de produção abordará, de forma introdutória, todos os processos de produção de um curta-metragem, desde a organização da pré-produção, passando pela captação até a finalização. Também a diretora Helen Quintans promoverá, ao longo das oficinas, um bate-papo sobre o papel da mulher no cinema.

Conheça os oficineiros

Helen Quintans é cineasta e atua em várias áreas no audiovisual. Seus trabalhos circulam em festivais nacionais e internacionais. Seu último trabalho como diretora, o curta “A Última Transmissão”, foi selecionado para os festivais Cine Ibiapina – CE, Cine Carpina – PB e Visões Periféricas RJ.

Mestre em História pela Unicamp, Flávio Carnielli se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo. Desde 2008, escreveu, produziu e dirigiu oito curtas-metragens, um documentário e três longas, entre eles os premiados curtas “Eternidade” (licenciado pelo Proac-SP), “Boneca” (finalista do BUT Film Festival) e “Sugar Dead” (vencedor do prêmio de melhor maquiagem no Morce-GO Vermelho), que estão na plataforma Box Brazil Play.

Serviço

Curso de roteiro
Data: 13 de abril (sábado)
Horário: 15h
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas
Inscrições pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 3733-7556

Curso de roteiro
Data: 17 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala Carlos Tontoli, na Prefeitura Municipal de Paulínia
Endereço: Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500, Paulínia
Inscrições e informações pelo e-mail flaviocarnielli@gmail.com

Curso de Produção de curta-metragem
Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Centro de Cultura, Letras e Artes (CCLA) de Campinas
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas
Inscrições pelo e-mail: ccla@ccla.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

BikeCine volta a Campinas com cinema movido por bicicletas

O BikeCine retorna a Campinas, com o cinema ao ar livre totalmente movido por bicicletas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita acontece no Parque Portugal, Lagoa do Taquaral, nesta quinta-feira (23) às 19h.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.