Cirurgias cardiovasculares crescem 40,2% no HC da Unicamp

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O número de cirurgias cardiovasculares realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, cresceu 40,2% no último ano. O aumento da demanda já sobrecarrega o setor de cardiologia do HC, que está atendendo três vezes mais que a capacidade da unidade. Elaine Cristina de Ataíde, superintendente da unidade, afirma que a procura começou a aumentar após a pandemia.

Segundo a superintendente, atualmente 13 pacientes estão internados aguardando por cirurgia no HC. A Unicamp tem tentado aumentar e até mesmo dobrar o número de cirurgias, mas, segundo Elaine, existem alguns ‘entraves’.

A alta também acontece em toda a região, que registrou o maior número de procedimentos cardíacos realizados em cinco anos: foram 8.032 apenas em 2023. Com isso, outros hospitais também sofrem com o aumento na demanda.

Um exemplo é o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba, onde trabalha o cardiologista Silvio Giopato, que também notou que os casos têm chegado mais graves.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está comprometida com a busca de uma solução para a lotação no setor de cardiologia do HC Unicamp. Segundo o órgão, para aumentar os repasses aos hospitais filantrópicos da região, o Estado, por meio da nova tabela SUS Paulista, vai complementar com recursos do Tesouro o montante mensal de mais de R$ 27 milhões para aproximadamente 102 prestadores das redes regionais da saúde de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sistema online para agendamento de consultas nas UBSs de Limeira já está funcionando

Lagoa do Taquaral terá feira de adoção de animais neste domingo; veja fotos

Tem interdição na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.