Cirurgias cardiovasculares crescem 40,2% no HC da Unicamp

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O número de cirurgias cardiovasculares realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, cresceu 40,2% no último ano. O aumento da demanda já sobrecarrega o setor de cardiologia do HC, que está atendendo três vezes mais que a capacidade da unidade. Elaine Cristina de Ataíde, superintendente da unidade, afirma que a procura começou a aumentar após a pandemia.

Segundo a superintendente, atualmente 13 pacientes estão internados aguardando por cirurgia no HC. A Unicamp tem tentado aumentar e até mesmo dobrar o número de cirurgias, mas, segundo Elaine, existem alguns ‘entraves’.

A alta também acontece em toda a região, que registrou o maior número de procedimentos cardíacos realizados em cinco anos: foram 8.032 apenas em 2023. Com isso, outros hospitais também sofrem com o aumento na demanda.

Um exemplo é o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba, onde trabalha o cardiologista Silvio Giopato, que também notou que os casos têm chegado mais graves.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que está comprometida com a busca de uma solução para a lotação no setor de cardiologia do HC Unicamp. Segundo o órgão, para aumentar os repasses aos hospitais filantrópicos da região, o Estado, por meio da nova tabela SUS Paulista, vai complementar com recursos do Tesouro o montante mensal de mais de R$ 27 milhões para aproximadamente 102 prestadores das redes regionais da saúde de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.