Campinas registrou mais três mortes por dengue na tarde desta terça-feira (23), chegando a 14 óbitos pela doença. As três novas vítimas, com idades entre 50 e 99 anos, morreram entre 21 de março e 4 abril, segundo a Secretaria de Saúde.
Um dos óbitos é de uma mulher de 73 anos, com comorbidades, moradora da área de abrangência do CS 31 de Março. Ela foi atendida na rede privada, com início dos sintomas em 10 de março e óbito em 4 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.
Outro caso é de um homem, 99 anos, com comorbidades, morador da área de abrangência do CS Sousas. Ele também foi atendido na rede privada, teve início dos sintomas em 8 de março e morreu no dia 28 do mesmo mês. O sorotipo não foi identificado no exame, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Também foi confirmada a morte de uma mulher de 50 anos, com infecção pelo sorotipo 2. Ela morava na área de abrangência do CS DIC 3 e foi atendida na rede pública. Os sintomas começaram em 18 de março, e o óbito ocorreu em 21 de março. A vítima não tinha comorbidades.
Segundo a Prefeitura, a pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. A Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita ou dengue confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.