O tempo dos semáforos instalados nas principais ruas e avenidas de Campinas continua gerando discussões entre os motoristas. Muitos questionam a presença ou ausência da chamada ‘onda verde’ que é quando os semáforos abrem e fecham de maneira coordenada, facilitando a fluidez do tráfego.
Algumas vias costumam render muitas reclamações. A reportagem da CBN percorreu dois trajetos campeões entre os ouvintes. Primeiro pegamos a avenida das Amoreiras no início e fomos na velocidade da via, de 50km/h, até o terminal Campos Elíseos. Pegamos um total de 21 semáforos e o trajeto durou cerca de 8 minutos. Em média deu pra pegar até 4 semáforos verdes.
No segundo trecho percorrido a reportagem foi da rua Piracicaba até a Estação Capivari do BRT. Fizemos o trajeto em 6 minutos e 27 segundos. Nesse trajeto os semáforos já abrem e fecham com menos sincronia. Foram 12 em todo o trecho percorrido.
O empresário Emerson Valderrama acha que muitos semáforos da cidade precisariam ter o tempo revisto.
O frentista Emerson Spinoza diz que os semáforos acabam concentrando dois problemas: a lentidão e o desrespeito de alguns motoristas.
De acordo com o engenheiro e especialista em trânsito e tráfego do Mackenzie, Luiz Vicente, essa programação pode ser benéfica para pontos com muita movimentação, desde que haja planejamento.
Entretanto ele salienta que caso as vias onde existe onda verde tenham um trânsito muito grande a estratégia precisa ser aplicada junto com outras medidas.
A Emdec, responsável pelo trânsito de Campinas explicou que o eixo Amoreiras – Piracicaba – Ruy Rodriguez possui a chamada ‘onda verde’. Ocorre que em alguns pontos de cruzamento importantes, com vias interseccionadas que também possuem um grande fluxo de veículos, como Prefeito Faria Lima, Francisco Pompeo, Dante Alighieri, Martinópolis, entre outras, os tempos semafóricos são ajustados para proporcionar maior vazão de veículos na via com o maior volume de circulação, naquele momento.
Além disso, pontos da rua Piracicaba ainda estão com obras de finalização do Corredor BRT Ouro Verde, que impactam na fluidez viária.