Escolas e academias registram aumento no número de idosos matriculados

Guilherme Leal/CBN Campinas

Foi a iniciativa do filho da aposentada Maria de Lourdes de 73 anos que fez com que ela começasse a se exercitar. Desde então ela faz esteira, bicicleta, aulas em grupo e tudo que for possível. Se falta um dia ela já percebe a diferença.

A dona Maria é aluna do Sesc Campinas. Atualmente, das 4217 pessoas matriculadas em atividades físico-esportivas, 2002 fazem a chamada Ginástica Multifuncional que inclui atividades de musculação e fortalecimento. Dessas, 837 são idosas.

O monitor de esportes Vinícius Carneiro explica que o exercício com a pessoa idosa deve ser feito com cuidado, mas que pode sim existir uma variação nos tipos.

Um levantamento feito por uma plataforma de gestão fitness mostrou que cada vez mais pessoas idosas estão se exercitando em escolas e academias. O complicado apontou um crescimento de 57% de 2022 para 2023. O educador de atividades físico-esportivas Fernando Varão, diz que para os idosos, além do benefício da saúde física existe também o valor emocional do exercício.

Os especialistas afirmam que é importante que antes de começar a se exercitar os idosos façam uma avaliação individualizada. Geriatra no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, Rafael Rondineli Ceregatti, diz que existem perfis diferentes.

Quem começa tende a não parar, como é o caso da aposentada Maria José Moraes. Ela conheceu a musculação após se aposentar e não deixa de treinar pra ganhar força. É mais sociabilidade, disposição e endorfina pro corpo e a saúde agradece.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.