Furgão do CineSolar estaciona em Campinas com sessões de cinema movidas a energia solar

Divulgação

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O CineSolar, chega a Campinas, nesta sexta-feira (12), às 19h, na Lagoa de São Domingos, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e a animação chinesa “Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre e não precisa de ingresso.

De acordo com Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

SERVIÇO

Data: Sexta-feira (12/04)

Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

                  20h – 2ª sessão: ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’

Entrada: livre (não precisa de ingresso)

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Lagoa de São Domingos – Rua Juvenal de Oliveira, 1-251 – Jardim São Domingos – Campinas/SP

Local em caso de chuva: CEI Pastor Billy Graham – Rua Juvenal de Oliveira, 45 – Jardim São Domingos

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Teatro Castro Mendes recebe ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Campinas neste sábado

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Educadores da rede estadual e privada de ensino vão participar no dia 20 de setembro, das 10h às 13h, dos módulos VI e VII do curso Museu Escola 2025, no SESC Sorocaba. A formação gratuita aborda os temas Período Republicano e Século XX – Modernidade, com base na exposição “Dos Artistas a Ciccillo”, que reúne 48 obras de artistas modernistas do acervo do Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA). 

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

A volta de filmes clássicos está se tornando uma tradição nas salas de cinema. Esta semana, está disponível nas salas Toy Story, que completa 30 anos. 

Entre as estreias, destaque para a comédia nacional A Sogra Perfeita 2, interpretada por Cacau Protásio. Depois de conquistar a casa própria, Neide quer manter independência. Por isso, quando Oliveira, o namorado e padeiro português do bairro, a pede em casamento, ela nega. O que Neide não esperava era que Dona Oliveira, a sogra portuguesa, personagem da Fafy Siqueira, chegasse de mala e cuia para um casamento que só existia na cabeça dela.

Orquestra Jovem de Indaiatuba estreia como Sinfônica em concerto especial

A Orquestra Jovem de Indaiatuba vai se apresentar oficialmente como Orquestra Sinfônica pela primeira vez nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A entrada é gratuita, mas é necessário reservar o ingresso pela plataforma Sympla e validá-lo até 30 minutos antes do concerto.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.