Furgão do CineSolar estaciona em Campinas com sessões de cinema movidas a energia solar

Divulgação

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O CineSolar, chega a Campinas, nesta sexta-feira (12), às 19h, na Lagoa de São Domingos, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e a animação chinesa “Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre e não precisa de ingresso.

De acordo com Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

SERVIÇO

Data: Sexta-feira (12/04)

Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

                  20h – 2ª sessão: ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’

Entrada: livre (não precisa de ingresso)

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Lagoa de São Domingos – Rua Juvenal de Oliveira, 1-251 – Jardim São Domingos – Campinas/SP

Local em caso de chuva: CEI Pastor Billy Graham – Rua Juvenal de Oliveira, 45 – Jardim São Domingos

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comédia nacional Mãe Fora da Caixa é o destaque nas estreias da semana

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comédia nacional Mãe Fora da Caixa é o destaque nas estreias da semana

Uma comédia protagonizada por Miá Mello chega aos cinemas esta semana. Mãe Fora da Caixa acompanha uma mulher bem-sucedida chamada Manu que acredita ter a vida toda mapeada e sob controle apesar de uma rotina agitada e acelerada. Tudo cai por terra quando ela descobre estar grávida da primeira filha. Agora, ela e o marido terão que enfrentar os desafios, dilemas e dúvidas que chegam com o nascimento de uma criança.  

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.