As 22 lojas da rede de supermercados Dia de Campinas que anunciaram fechamento no começo de março encerraram atividades nesta semana. Entre as unidades que já não atendem mais ao público estão a da Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, rua da Abolição e Avenida Anchieta.
O grupo Dia anunciou que decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país. A companhia afirmou que a medida ocorre após os persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira, e reafirmou sua intenção de focar nos seus principais mercados.
Os consumidores de Campinas que tinham hábito de frequentar as lojas lamentaram do ponto de vista comercial e dos empregos gerados. A comerciante Léa Alves diz que costumava comprar insumos lá.
A auxiliar de hospital Leonilda lamenta que os espaços do Centro vão ficando cada vez mais vazios.
Diretor do Sindicato dos Comerciários, Renato Bertani, diz que as negociações pra tratar do futuro dos funcionários da rede não avançaram. Existe um desencontro entre o número de lojas que serão fechadas de acordo com a empresa e de acordo com o sindicato.
Apesar do fechamento em massa, unidades como a da rua General Osório e avenida Orosimbo Maia continuam funcionando.