Multas por andar em faixa exclusiva de ônibus aumentam 158% em Campinas

Foto: Google Street View

As multas por uso indevido de faixas e corredores exclusivos para ônibus tiveram alta de 158% em Campinas no primeiro trimestre de 2024, segundo um levantamento da Emdec.

Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo, contra 736 no mesmo período do ano anterior.

A infração é considerada gravíssima e gera aplicação de multa de R$ 293,47.

Considerando todo o ano de 2023, a Emdec totalizou 3.623 autuações por uso indevido das faixas destinadas aos coletivos.

As cinco vias que mais registraram infrações no período foram: a Avenida das Amoreiras, no Corredor BRT, com 1.160 autuações; Viaduto Miguel Vicente Cury, na alça de acesso ao Terminal Central, que é exclusiva para ônibus; Corredor BRT da Avenida John Boyd Dunlop; Rua Carolina Florence, que tem faixa exclusiva nos horários de pico; e Avenida Ruy Rodriguez (Corredor BRT). Nesse trecho, existe uma parte liberada, na Rua Piracicaba até o cruzamento com a Amoreiras.

O Código de Trânsito Brasileiro classifica o trânsito em faixas exclusivas como infração gravíssima, gerando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47.

Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que a preferência dos ônibus seja respeitada.

A Emdec informou, em nota, que realiza operações para minimizar as situações de desrespeito, mantendo agentes diariamente nos horários de pico nos principais corredores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.