Pesquisa registra uma tentativa de golpe a cada três segundos em um mês 

Foto: Pixabay

O indicador de tentativas de fraudes da Serasa Experian, com base em janeiro deste ano, apontou 811.723 investidas de criminosos tentando aplicar golpes  no Brasil. O número significa um crime a cada 3 segundos. O Estado de São Paulo foi o recordista, com 230.984 denúncias. 

A quantidade de tentativa de golpes caiu 11%, mas segundo Gustavo Monteiro, diretor da Serasa Experian, os criminosos escolhem quem eles consideram um público-alvo mais fácil, principalmente quem faz transação bancária pela internet. 

Além das ligações telefônicas e mensagens por aplicativos, o cartão de crédito é o mais visado pelos golpistas. A orientação do diretor da Serasa é de que os clientes que vão fazer compras online, além de checarem a procedência dos sites, não forneçam os números dos cartões físicos, que podem ser clonados caso o acesso seja em um portal falso. 

O golpe de se clonar cartão em caixas eletrônicos praticamente não existe mais, já que para os fraudadores, é mais fácil buscar os dados virtualmente. Outra dica do especialista é que o consumidor sempre consulte o próprio CPF para se certificar que não caiu em golpe. Na maioria das vezes, os bancos estornam o valor desviado, mas a documentação do cliente precisa estar regularizada para que o dinheiro seja reposto. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Preço do ovo permanece estável após queda na exportação, diz pesquisa

Motociclistas derrapam após ônibus derramar líquido em Campinas

Justiça contesta reajuste salarial para agentes políticos em Nova Odessa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.