Pessoas que desejam doar órgãos podem fazer registro em site ou aplicativo

Imagem: Pixabay

A partir de agora, quem quiser ser doador de órgãos poderá registrar o desejo no site ou no aplicativo do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Isso vai garantir que os parentes e o sistema de saúde tenham conhecimento da decisão. A mudança foi implantada na última terça-feira (2).

Hoje, 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. Uma delas é a professora Denise Sam Girardi Armelin, de Santa Bárbara D’oeste, que espera desde 2022 por um transplante de rim. Enquanto isso, a hemodiálise passou a fazer parte da rotina dela.

Segundo última atualização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 458 pessoas aguardam por um transplante de fígado, 180 por transplante de coração, e 17.127 por um transplante de rim. Em Campinas, o Hospital de Clínicas da Unicamp realizou no ano passado 131 transplantes de rim, 113 de córnea, 63 de medula óssea, 41 de fígado e 2 cardíacos.

O número de transplantes depende muito da quantidade de doadores. É por isso que a campanha do Conselho Nacional de Justiça em parceria com os cartórios e o Ministério da Saúde pretende estimular as doações.

Hoje, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do paciente. Isso não vai mudar, mas para fazer a fila andar mais rápido, a campanha quer tornar a intenção de doar mais transparente. Agora, quem quiser manifestar essa intenção vai poder registar a doação no aplicativo ou no site www.aedo.org.br.

Isso vai permitir que o Sistema Nacional de Transplantes acesse a autorização, que poderá ser apresentada aos parentes, comprovando a vontade do doador.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, espera que com essa manifestação, o número de transplantes, que em 2023 foi recorde, aumente ainda mais no país. Em 2023, 3 mil pessoas morreram no Brasil antes de conseguir um doador.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.