PF faz operação contra tráfico de armas em Jundiaí e Itupeva

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal de Campinas cumpriu um mandado de prisão em Jundiaí e um de busca e apreensão em Itupeva em apoio à Operação Icarus, deflagrada pela PF de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

O objetivo é identificar e desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas e armas.

O grupo agia nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.

As investigações começaram em 2022, com a apreensão de uma aeronave carregada com 442kg de cocaína, 3 fuzis calibre 5.56 mm e 1 escopeta calibre 12, no município de Coronel Sapucaia, a quase 400km de distância da capital, Campo Grande.

Segundo a PF, durante os trabalhos a investigação descobriu que o grupo criminoso também estava envolvido com um lote de 595kg de cocaína escondidos sob a fuselagem de um jato executivo, ação ocorrida no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia.

A Polícia Federal explicou que a organização era responsável por trazer grandes quantidades de cocaína no território nacional, por meio das fronteiras com os países vizinhos por meio do modal aéreo, utilizando de pistas de pouso clandestinas e planos de voo falsos.

Da região de fronteira do Mato Grosso do Sul, a droga era encaminhada, principalmente, para as cidades de Jundiaí e Sorocaba.

Também foi possível identificar uma hierarquia, havendo funções de comando, apoio logístico, pilotos cooptados, equipe de solo e equipe de apoio.

Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e armas cometidos por intermédio de atuação de organização criminosa, com penas somadas que podem chegar a 39 anos de prisão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil desarticula esquema que roubava dados sensíveis com páginas falsas na internet

Golpe da Maquininha: Campinas já soma quase o triplo de casos registrados em 2024

Casal é condenado por matar filha de dois anos em Limeira 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Casal é condenado por matar filha de dois anos em Limeira 

O Tribunal do Júri de Limeira condenou nesta quarta-feira (6) um homem e uma mulher pela morte da filha de dois anos, crime ocorrido em setembro de 2023. O pai da criança foi sentenciado a 36 anos e 8 meses de prisão, enquanto a mãe recebeu pena de 33 anos e 4 meses.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.