Polícia prende foragido de operação que desmantelou organização criminosa em Indaiatuba  

Foto: Jorge Talmon/EPTV

A Polícia Militar prendeu, em Praia Grande, litoral paulista, Márcio Ricardo Pereira Mendes, de 45 anos, conhecido como Ganso. Ele era o único foragido da Operação Chicago, deflagrada na terça-feira, 26, em Indaiatuba e que acabou com 12 pessoas presas, entre guardas municipais e o delegado titular do 1º Distrito Policial, José Clésio de Oliveira Filho. 

Na ocasião, uma outra pessoa suspeita em participar do esquema da organização criminosa teve apenas mandado de busca e apreensão contra ela. 

Ganso acabou detido no litoral, nesta segunda-feira, durante patrulhamento de uma equipe, que foi informada, via monitoramento, que um homem com documentos falsos estava trafegando na região do Boqueirão. Ao fazerem a abordagem, verificaram que o licenciamento está atrasado desde 2021 e que havia um mandado de prisão temporária expedido contra ele. 

O carro acabou apreendido e dois celulares também acabaram recolhidos e ficarão à disposição do Gaeco, responsável pelas investigações. O homem foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária de Praia Grande. 

Segundo informações do Ministério Público, o grupo invadia estabelecimentos comerciais, pegava bens e valores das vítimas com decretação de prisões abusivas, utilizando-se da atuação específica de polícia judiciária (como boletins de ocorrência, inquérito, relatórios investigatórios). Com isso, buscavam sustentar exigências ilícitas de pagamento de vantagens indevidas como preço de “resgate” da prisão decretada ou como garantia de não investigação.  

Mais de uma dezena de empresários foram vítimas dos crimes, em especial das extorsões, no período de cerca de um ano. A exigência de valores variava de R$ 1 milhão e R$ 3 milhões por vítima.  

Até o fechamento da reportagem, o Grupo EP não havia localizado o advogado de defesa de Márcio Ricardo Pereira Mendes. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.