Ponte Preta e Guarani fazem ‘pacto’ para enfrentar violência contra a mulher

Paulo Carvalho/Agência Brasil

Dois dos maiores rivais do futebol do interior paulista, Guarani e Ponte Preta se uniram na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, para a assinatura do “Pacto Ninguém se Cala”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho, que incentiva a conscientização sobre a violência contra a mulher.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também aderiu ao pacto. O presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, afirma que a assinatura do termo de cooperação técnica visa, na prática, a realização de ações conjuntas pelo enfrentamento à violência de gênero.

A ideia, segundo o desembargador, também é tornar os estádios campineiros um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres. Para isso, o pacto de cooperação entre a Macaca e o Bugre com o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Ministério Público do Trabalho prevê dar mais efetividade à política pública estadual de proteção à mulher.

Duas leis estaduais aprovadas em 2023 definem novas obrigações aos estebelecimentos que promovem eventos, espetáculos e jogos de futebol na prevenção da violência contra mulher e no acolhimento das vítimas. O acordo visa ainda habilitar os times campineiros a identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra as mulheres.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.