Campinas é a cidade com maior crescimento no Brasil na venda de carros elétricos. De acordo com dados da da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas na cidade em janeiro 190 unidades.
Em todo o ano passado, foram 2.042 carros vendidos no município, o que representa alta de 246,7%. Campinas é a sexta no Brasil e a primeira fora de capitais em comercialização de veículos eletrificados.
Mas, segundo levantamento do g1 Campinas, do Grupo EP, a partir de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dos 972.742 veículos registrados na cidade em março de 2024, 99,5% são de modelos movidos por combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.
Apesar de o volume de vendas ser considerado bom, o geógrafo e doutor em política científica e tecnológica, Altair Oliveira, afirma que alguns fatores precisam melhorar para que os elétricos se consolidem, como o preço.
Outro entrave para a venda de veículos elétricos, segundo o geólogo, é a falta de infraestrutura nas cidades com pontos de energia para recarga dos carros.
A autonomia dos carros elétricos varia de 100 a 500 quilômetros, o que torna difícil, por exemplo, uma viagem de Campinas ao Rio de Janeiro. Para que esse público seja atendido, o professor defende que sejam colocados eletropontos nas estradas e que seja padronizado o plug para recarga dos veículos.