A epidemia de dengue já causou 18 mortes pela doença na Região Metropolitana de Campinas, de acordo com informações das secretarias municipais de Saúde dos 20 municípios até este sábado.
A cidade que mais teve óbitos pela doença foi Campinas, com 11 confirmadas. Em seguida vem Santo Antônio de Posse, com quatro, duas delas confirmadas na última sexta. Americana, Jaguariúna e Santa Bárbara D’Oeste contabilizam uma morte cada uma.
Outras cidades próximas de Campinas também tiveram óbitos: foram cinco em Piracicaba, quatro em Limeira e quatro também em Espírito Santo do Pinhal, além de duas mortes em Capivari e uma em Águas de Lindoia.
A vacina contra a dengue está disponível em algumas cidades da região para o público infanto-juvenil. Cada município tem um público-alvo, por causa da distribuição das doses. A rede particular de saúde também oferece o imunizante, com custo para o paciente.
Segundo o painel de arboviroses da Secretaria de Saúde de Campinas, 95% das pessoas que contraem a dengue ao serem picadas pelo mosquito Aedes Aegypti apresentam febre, 72% dor de cabeça e 70% dores no corpo.
O mosquito se reproduz em locais com água parada.