O Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) lançou, nesta quarta-feira, em Campinas, a campanha “Um basta contra as fraudes – Fuja dessa bomba”. A ação visa o combate a adulteração de combustíveis e a sonegação de impostos.
O Presidente do Recap, Emílio Martins comentou que 25% do ICMS recolhido pelo Estado de São Paulo retorna aos municípios e, uma vez que há sonegação, todos deixam de arrecadar.
Além disso, Martins citou o fator preço como uma “isca” para atrair os consumidores e também alertou para o usdo do metanol para adulterar o combustível.
O lançamento da campanha foi feito no Plenário da Câmara de Vereadores de Campinas e contou com a presença de vereadores, representantes de postos e de frentistas, além de autoridades policiais.
Carlo Faccio, diretor-executivo do ICL ( Instituto Combustível Legal) também esteve no encontro. Números mais recentes da entidade revelam que, por ano, cerca de R$ 14 bilhões, em impostos, são sonegados, sendo uma parcela, do setor de combustíveis.
A entidade tem como missão promover uma intensa e profunda discussão com a sociedade, governo, judiciário e legisladores sobre a importância do combate ao comércio irregular. Faccio explicou que o órgão atua com ações a curto, médio e longo prazos.
O Recap informou que, ao longo da campanha, serão veiculados conteúdos educativos e relacionados aos reflexos e prejuízos causados ao consumidor, ao mercado e ao país como um todo em decorrência das fraudes.