Adulteração de combustível e sonegação fiscal são alvos de campanha do Recap 

Foto: André Berenguel/CBN Campinas

O Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região) lançou, nesta quarta-feira, em Campinas, a campanha “Um basta contra as fraudes – Fuja dessa bomba”. A ação visa o combate a adulteração de combustíveis e a sonegação de impostos. 

 O Presidente do Recap, Emílio Martins comentou que 25% do ICMS recolhido pelo Estado de São Paulo retorna aos municípios e, uma vez que há sonegação, todos deixam de arrecadar. 

Além disso, Martins citou o fator preço como uma “isca” para atrair os consumidores e também alertou para o usdo do metanol para adulterar o combustível. 

O lançamento da campanha foi feito no Plenário da Câmara de Vereadores de Campinas e contou com a presença de vereadores, representantes de postos e de frentistas, além de autoridades policiais. 

Carlo Faccio, diretor-executivo do ICL ( Instituto Combustível Legal) também esteve no encontro. Números mais recentes da entidade revelam que, por ano, cerca de R$ 14 bilhões, em impostos, são sonegados, sendo uma parcela, do setor de combustíveis.  

A entidade tem como missão promover uma intensa e profunda discussão com a sociedade, governo, judiciário e legisladores sobre a importância do combate ao comércio irregular. Faccio explicou que o órgão atua com ações a curto, médio e longo prazos. 

O Recap informou que, ao longo da campanha, serão veiculados conteúdos educativos e relacionados aos reflexos e prejuízos causados ao consumidor, ao mercado e ao país como um todo em decorrência das fraudes. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.