Campinas reforça alerta sobre vacinação contra febre amarela

Foto: Arquivo/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou o alerta para a vacinação contra a febre amarela no município, após o governo do Estado de São Paulo confirmar dois casos da doença em moradores da região.

Um dos casos evoluiu para óbito, a vítima era um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindóia. O outro caso confirmado foi em Serra Negra, o paciente de 28 anos teve a doença e evoluiu para cura.

De acordo com a pasta, as vacinas estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas.

A articuladora do programa de imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, destaca que a vacina é o principal mecanismo de proteção contra a febre amarela.

A saúde ainda orienta que as crianças devem tomar uma dose com 9 meses de idade e depois uma segunda aos 4 anos. Já as pessoas a partir de 5 anos, que nunca tomaram o imunizante, devem tomar apenas uma dose. Quem não tiver comprovante ou certeza de que já recebeu a vacina, deve receber a dose.

De acordo com a pasta, algumas áreas com maior potencial de circulação do vírus foram identificadas em Campinas e estão localizadas próximas aos centros de saúde do Carlos Gomes, Sousas, Joaquim Egídio, Vila Ipê, Paranapanema, Esmeraldina, Taquaral, São Vicente, Centro, Orosimbo Maia, Barão Geraldo e Village.

A secretaria ainda ressaltou que outras áreas do município com características ambientais favoráveis à presença dos mosquitos transmissores, como as regiões com presença de matas e florestas, também merecem atenção.

De acordo com a administração, o município não registra casos positivos da doença em macacos desde 2019 e alerta que os animais não são transmissores da febre amarela. Assim como os humanos, eles são infectados pelos mosquitos e acabam adoecendo da mesma forma.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba lança projeto ambiental com investimento de R$ 50 milhões

Tarifa reduzida na Zona Azul Digital aumenta uso das vagas aos sábados em Campinas

Campinas tem menor taxa de mortes por câncer de mama em 20 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.