Cresceu em quase 19% o número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Campinas, no primeiro trimestre de 2024, no comparativo com o ano anterior. São 96 contra 81 no mesmo período de 2023. O mês de maio é dedicado ao combate deste crime.
A estatística ainda aponta que as meninas são mais abusadas que os meninos. Dos 96 casos de 2024, 78 foram contra elas e 18 contra eles.
Em todo o ano de 2023 o município registrou 342 casos com vítimas de até 17 anos. A maioria sendo na faixa entre 1 e 4 e também de 10 a 14 anos. Ainda entre os dados, quatro bebês menores de 1 ano foram violentados sexualmente na cidade. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde após registros no atendimento médico da rede.
A coordenadora da Área da Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde de Campinas, Andréia Maria Lopes, explica que as equipes são capacitadas para identificar situações do abuso ou suspeita. E que após o registro, a vítima é acompanhada.
Além disso, Andreia reforça sobre a importância da denúncia com um boletim de ocorrência.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Polícia Militar, 190 e também de forma anônima pelo disque 100. Ou ainda em qualquer delegacia.