O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) realizou, nesta terça-feira (21), a abertura de envelopes para a retomada da construção das barragens Pedreira, no município de Pedreira, e Duas Pontes, na cidade de Amparo, ambas na região de Campinas.
As sessões públicas aconteceram na sede do departamento, no centro de São Paulo.
Na primeira sessão, que teve início no período da manhã, foram discutidas as empresas concorrentes que darão continuidade as obras civis da barragem de Pedreira, às margens do rio Jaguari.
Na reunião, seis empresas apresentaram propostas, com previsão de investimento de até R$ 584 milhões. Os descontos ficaram entre 0,35% e 18,72%, proposta acima do estimado pelo DAEE.
No período da tarde, foram abertos sete envelopes com as propostas de preços para a retomada das obras da barragem Duas Pedras, na cidade de Amparo, junto ao rio Camanducaia. O investimento previsto é de até R$ 392 milhões.
De acordo com o departamento, a definição dos consórcios que assumirão as obras depende de uma análise das empresas concorrentes. O estudo busca garantir que as empresas tenham condições jurídicas, fiscais, trabalhistas, econômicas e técnicas de finalizar a obra no prazo e com o preço apresentado.
As obras estão paralisadas desde julho do ano passado, após o departamento romper o contrato com as empresas responsáveis, por constatar que o andamento das obras estava atrasado “de forma significativa”, e que as empresas apresentaram problemas recorrentes que afetaram a conclusão das barragens.
A previsão é que as assinaturas dos contratos aconteça em julho. A partir da ordem de serviço, o prazo de conclusão das obras é de 22 meses.