O estoque de leite do hospital Maternidade de Campinas registrou 63,3 litros nesta semana, o número é muito baixo, perto do ideal, que seriam 200 litros. Atualmente 24 doadoras estão cadastradas no programa de doação de leite materno aos bebês prematuros que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da instituição.
Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a amamentação do bebê. A mulher deve entrar em contato pelo telefone (19) 3306-6039 para se cadastrar e agendar uma coleta de sangue. Depois dessa etapa, o hospital fornece os materiais para a coleta e armazenamento do leite.
A Maternidade informou que as doadoras de Campinas não precisam ir ao hospital para fazer a coleta, pois os frascos de leite são retirados quinzenalmente nas residências. Quem não mora na cidade, pode entregar os frascos no Banco de Leite do Hospital Maternidade. Cada litro doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
A enfermeira do Hospital Maternidade de Campinas, Elizabete Machado, destaca a importância da doação, que garante o alimento para os bebês internados e impossibilitados de serem amamentados no peito.
A Maternidade também lançou uma campanha de arrecadação de itens que são necessários para o acondicionamento do leite materno pós doação. Nesta ação, toda população pode participar. O valor de cada kit da campanha “Doe leite e salve vidas” é R$12,76, que podem ser doados via PIX na chave doe@maternidadedecampinas.com.br.