A Fundação José Pedro de Oliveira, que é a autarquia responsável pela administração da Mata Santa Genebra, em Campinas, contratará mais três brigadistas para atuarem na prevenção e combate de incêndios na área de Mata.
Segundo a administração, os três brigadistas atuam desde 23 de abril e já participaram de três combates de princípios de incêndios na Mata. A pasta ainda informou que os profissionais participam das rondas da zona de amortecimento na prevenção e no combate de incêndios.
Durante a primeira reunião da Operação Estiagem, a administração também comunicou a ampliação das equipes do Corpo de Bombeiros, que manterá diariamente um caminhão da corporação nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Campo Grande e Sousas/Joaquim Egídio.
A pasta afirmou que nos primeiros 13 dias da operação, foram registrados 100 focos de incêndio no município, por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Enquanto em 2023, entre maio e setembro foram registrados 191 focos pelo mesmo sistema.
Diversos órgãos que compõem um Comitê intersetorial estão planejando ações para aprimorar a Operação Estiagem, que é realizada durante o período de seca e baixa umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de incêndio em área de cobertura vegetal, baixa vazão dos mananciais e a umidade relativa do ar, e que tem reflexo direto na questão de saúde pública.