MIS Campinas inaugura sala inédita e permanente dedicada a Hercule Florence

Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) inaugura neste sábado (18), uma sala expositiva inédita e permanente dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia. A cerimônia será às 10h e a abertura ao público, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão conhecer a cronologia da vida de Hercule Florence e as experiências relativas à invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais reconstruídos a partir dos manuscritos originais e acompanhados de vídeos, totens, painéis e QR Codes explicativos.

O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo) e tem a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela salvaguarda das obras, registros e escritos do artista, e contará com ações educativas e recursos de acessibilidade.

Programação

A abertura da sala contará com uma mesa de debates com a presença de Fernanda Pitta, curadora; Rubens Fernandes Jr., historiador e colecionador de fotografias; e Sérgio Burgi, diretor do Instituto Moreira Salles, com medição de Francis Lee, diretora do Instituto Hercule Florence, além de uma visita guiada com representantes do Festival Hercule Florence e do Instituto Hercule Florence.

No domingo, dia 19, será realizada uma caminhada fotográfica com a proposta de explorar a história de Campinas por meio da arte da fotografia. Com saída prevista para 9h, no MIS, o roteiro inclui visita ao centro de Campinas, chegada ao busto de Hercule Florence, no Largo São Benedito, passagem pela antiga casa de Hercule Florence, no marco zero da cidade, e retorno ao MIS. A caminhada conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Festival de Circo SP leva mais de 50 atrações gratuitas ao Engenho Central, em Piracicaba

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

Festa da Mandioca começa nesta sexta-feira em Artemis, distrito rural de Piracicaba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta à Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, para um concerto especial no dia 23 de agosto, às 20h. Com regência do maestro italiano Giovanni Ferrauto, o espetáculo “Noite Italiana” contará com a participação das sopranos Melita Lamicela e Chiara Vyssia Ursino, além da mezzosoprano Antonella Arena. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar senha no local, a partir das 19h, uma hora antes do início do concerto.

Luiz Gonzaga – Légua Tirana reconta a história do Rei do Baião desde a infância

Há 13 anos, um filme que também se tornou série de televisão conquistava o Brasil contando a relação entre o Rei do Baião e o filho Gonzaguinha. A produção está disponível no streaming, na Netflix e no Globoplay. O intérprete de Gonzagão jovem, Chambinho do Acordeon, agora vive o ídolo novamente em Luiz Gonzaga – Légua Tirana. A obra de Marcos Carvalho e Diogo Fontes mergulha exclusivamente nas raízes de Luiz Gonzaga do Nascimento, explorando a identidade do compositor e a história dele como retirante do Sertão nordestino.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.