Uma plataforma de entregas realizou nesta quarta-feira (22), em Campinas, um treinamento para motociclistas. Com um simulador, os profissionais eram orientados sobre medidas para uma direção mais segura. A ação também faz parte do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito.
De acordo com a organização, 60 motoboys participam da ação, que continua nesta quinta-feira (23), na sede da Emdec. O grupo foi previamente inscrito e selecionado de acordo com perfil de risco, como idade, por exemplo.
Um dos participantes no primeiro dia foi o Jailton Silva. Ele trabalha com entregas há 5 anos e, neste período, chegou a ficar afastado após um acidente de trânsito. Uma das razões que buscou pelo treinamento.
Outro participante foi o Michel Cristian, que afirma que sempre busca trabalhar com segurança.
Rafael Tartaroti, gerente de segurança viária da plataforma de entregas, pontua sobre essa atuação com segurança dos entregadores.
Segundo a Emdec, em 2023, das 149 vítimas fatais no trânsito, 83 eram motociclistas ou garupas.
A gerente de desenvolvimento institucional da Emdec, Débora Damasco, reforça que a categoria uma das mais vulneráveis no trânsito.
De acordo com o Infosiga, que monitora acidente no trânsito paulista, das 53 mortes em Campinas neste ano, 19 foram de motociclistas.