Do carnaval de rua de Campinas para as plataformas de streaming, o Núcleo Cupinzeiro lança no próximo dia 24 o álbum digital “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência”, que reúne oito sambas entoados por milhares de foliões ao longo dos 21 carnavais do bloco, sempre em defesa do acesso à cultura e a ocupação dos espaços públicos com Arte. As composições são todas de Edu de Maria, um dos fundadores do Núcleo Cupinzeiro.
Além de disponibilizar as composições em todas as plataformas de streaming, o Bloco do Cupinzeiro fará o lançamento oficial do álbum “Samba e Resistência” com um show na Estação Cultura, no dia 24, às 19h, na abertura da Feira da Reforma Agrária Neusa Paviat. Um dos sambas gravados e que estará no repertório do show é o “Mística Ancestral” (2024), em homenagem aos quarenta anos do MST.
A feira é estadual e reúne a produção de alimentos agroecológicos, produtos beneficiados da reforma agrária, culinária da terra, debates políticos e apresentações artísticas. Depois da apresentação do Bloco Cupinzeiro, sobe ao palco do evento a banda Francisco El Hombre.
O Bloco do Cupinzeiro surgiu em 2003 e é parte do Núcleo Cupinzeiro, que há 23 anos produz pesquisa e criação acerca da música popular brasileira. O Bloco sai há 21 carnavais e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.
A cada ano um tema diferente é escolhido para criar o desfile, e um novo samba é composto. “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência” é o 6º álbum do Núcleo Cupinzeiro, desta vez com composições de Edu de Maria feitas para o Bloco. Este álbum foi produzido com patrocínio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2023, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.
SERVIÇO:
Lançamento do álbum “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência” 24/05/2024 (sexta-feira) às 19h
Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas – SP)
Entrada gratuita