Núcleo Cupinzeiro lança álbum nas plataformas de streaming e faz show na Estação Cultura

Divulgação

Do carnaval de rua de Campinas para as plataformas de streaming, o Núcleo Cupinzeiro lança no próximo dia 24  o álbum digital “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência”, que reúne oito sambas entoados por milhares de foliões ao longo dos 21 carnavais do bloco, sempre em defesa do acesso à cultura e a ocupação dos espaços públicos com Arte. As composições são todas de Edu de Maria, um dos fundadores do Núcleo Cupinzeiro. 

Além de disponibilizar as composições em todas as plataformas de streaming, o Bloco do Cupinzeiro fará o lançamento oficial do álbum “Samba e Resistência” com um show na Estação Cultura, no dia 24, às 19h,  na abertura da Feira da Reforma Agrária Neusa Paviat. Um dos sambas gravados e que estará no repertório do show é o “Mística Ancestral” (2024), em homenagem aos quarenta anos do MST.

A feira é estadual e reúne a produção de alimentos agroecológicos, produtos beneficiados da reforma agrária, culinária da terra, debates políticos e apresentações artísticas. Depois da apresentação do Bloco Cupinzeiro, sobe ao palco do evento a banda Francisco El Hombre.

O Bloco do Cupinzeiro surgiu em 2003 e é parte do Núcleo Cupinzeiro, que há 23 anos produz pesquisa e criação acerca da música popular brasileira. O Bloco sai há 21 carnavais e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.

A cada ano um tema diferente é escolhido para criar o desfile, e um novo samba é composto. “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência” é o 6º álbum do Núcleo Cupinzeiro, desta vez com composições de Edu de Maria feitas para o Bloco.  Este álbum foi produzido com patrocínio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2023, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

SERVIÇO:

Lançamento do álbum “Bloco do Cupinzeiro – Samba e Resistência” 24/05/2024 (sexta-feira) às 19h

Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas – SP)

Entrada gratuita

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Orquestra Rock faz show em tributo ao Queen em Campinas com renda para o Boldrini

Campinas recebe no dia 5 de julho, sexta-feira, o espetáculo da Orquestra Rock em tributo à banda Queen. A apresentação acontece às 20h, na Expo Dom Pedro, com ingressos a partir de R$ 35, que deve ser comprado no site ingressosdobem.com.br. Toda a renda será revertida ao Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer e doenças do sangue. O show terá intérprete de Libras e menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis.

Passeio Histórico no Engenho Central de Piracicaba acontece neste domingo

A prefeitura de Piracicaba realiza no próximo domingo (22), a partir das 8h, mais uma edição do Passeio Histórico no Engenho Central. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas a 60 participantes. O passeio será conduzido pelo coordenador do Engenho Central, Pedro Maurano, e pelo historiador do Museu Prudente de Moraes, Maurício Beraldo. O roteiro começa no portal do parque e percorre diferentes áreas do complexo, com curiosidades sobre os antigos armazéns da época da Société de Sucreries Brésiliennes.

14ª Festa do Vinhedo de Santana, em Piracicaba, acontece neste fim de semana

A 14ª edição da Festa do Vinho de Santana será realizada de quinta a sábado, entre os dias 20 e 22 de junho, na praça Bortolo Vitti, em Piracicaba. A programação tem entrada gratuita e inclui apresentações de dança, música e pratos típicos da colônia tirolesa. O evento é promovido pela Associação de Moradores de Santana e o Circolo Trentino di Piracicaba, com apoio das secretarias municipais de Turismo e Cultura.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.