Dois homens foram presos nesta terça-feira (7) pela Polícia Federal durante a realização da Operação Escudo da Inocência para reprimir crimes de pornografia infantil. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, dois em Campinas, um em Valinhos e um na cidade de Mococa.
As duas prisões ocorreram em Campinas. Um dos investigados mora no bairro Chapadão e foi preso em flagrante. A segunda prisão foi no bairro Campos Elíseos. Os dois presos foram levados pra sede da PF.
Os mandados foram expedidos pelas Varas Criminais Federais de Campinas e São João da Boa Vista. Segundo a PF as buscas têm objetivo de encontrar provas que relacionem os locais do cometimento de crime com os investigados envolvidos nos delitos.
Se confirmadas as hipóteses criminais, previstas nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e Adolescente, os envolvidos poderão responder, dentre outros, pelos crimes de armazenamento e disponibilização de material contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescente.
Esses crimes possuem penas máximas que somadas podem chegar a dez anos de prisão.
A Polícia Federal afirmou ainda que a identificação dessas pessoas foi feita por meio do rastreamento digital da conduta delas na internet.