O Dia dos Namorados, comemorado oficialmente no dia 12 de junho, deve gerar impacto positivo no comércio de Campinas. De acordo com a Associação Comercial de Campinas (ACIC), a previsão é de um aumento de R$ 191 milhões no faturamento do varejo no mês de junho. Deste total, cerca de R$ 176,8 milhões são estimados para o Dia dos Namorados.
Na rua 13 de maio já é possível ver diversas vitrines pensadas para a data. A vendedora Débora Santos é uma das pessoas que estava no comércio e que pretende garantir o presente. Por outro lado, a enfermeira Eduarda Nogueira e o namorado, disseram que não pretendem trocar presentes neste ano.
O subgerente de uma loja de calçados, Pedro Santos, contou que espera movimento no comércio, principalmente, no final de semana.
Segundo o economista da Associação Comercial de Campinas, Mario Eduardo Campos, a expectativa para a data é positiva. Ele diz que a estimativa é de um crescimento de 6% no faturamento, em comparação com o ano passado.
A associação ainda ressalta que as compras on-line e bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas também terão impacto no faturamento.
A Coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris, conta que os comerciantes devem pensar em novas formas de atrair os clientes, tanto em compras on-line, como em lojas físicas. De acordo com a pequisa do Sebrae-SP, a data deve beneficiar 446 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo, sendo que 384 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 62 mil micro e pequenas empresas.