Cresce número de acordos na Justiça; Campinas lidera ranking de audiências

Foto: Arquivo CBN

O mais recente relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “Justiça em Números”, aponta que a Justiça do Trabalho é a que mais realizou conciliações em 2023. Segundo o levantamento, 20,2% dos casos da Justiça do Trabalho foram resolvidos por meio de acordo. Em comparação com o ano de 2022, houve um crescimento de quase 15% no volume de conciliações.

Só na segunda instância, entre os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) com maior número de audiências, está o de Campinas, em primeiro lugar, com 64.464 audiências. Destas, 24,57% resultaram acordos. Também lideram o ranking o TRT da 18ª Região, em Goiás, com 56.858 audiências e 30,86% de acordos; e o da 2ª Região, em São Paulo, com 44.352 audiências e 21,23% de acordos.

A advogada especialista em Direito do Trabalho e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, Karolen Beber, atribui o maior número de acordos ao cenário econômico.

Segundo a advogada, o acordo trabalhista traz mais segurança jurídicas para todas as partes de um processo. O trabalhador pode conseguir a garantia de pagamentos; enquanto as empresas ganham mais celeridade na resolução do processo e reduzem custos.

A tentativa de acordo pelo juiz é obrigatória e deve ocorrer no início e no final da audiência, sob pena de nulidade do julgamento. Os acordos trabalhistas podem ser judiciais ou extrajudiciais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.