Cresce número de acordos na Justiça; Campinas lidera ranking de audiências

Foto: Arquivo CBN

O mais recente relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “Justiça em Números”, aponta que a Justiça do Trabalho é a que mais realizou conciliações em 2023. Segundo o levantamento, 20,2% dos casos da Justiça do Trabalho foram resolvidos por meio de acordo. Em comparação com o ano de 2022, houve um crescimento de quase 15% no volume de conciliações.

Só na segunda instância, entre os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) com maior número de audiências, está o de Campinas, em primeiro lugar, com 64.464 audiências. Destas, 24,57% resultaram acordos. Também lideram o ranking o TRT da 18ª Região, em Goiás, com 56.858 audiências e 30,86% de acordos; e o da 2ª Região, em São Paulo, com 44.352 audiências e 21,23% de acordos.

A advogada especialista em Direito do Trabalho e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, Karolen Beber, atribui o maior número de acordos ao cenário econômico.

Segundo a advogada, o acordo trabalhista traz mais segurança jurídicas para todas as partes de um processo. O trabalhador pode conseguir a garantia de pagamentos; enquanto as empresas ganham mais celeridade na resolução do processo e reduzem custos.

A tentativa de acordo pelo juiz é obrigatória e deve ocorrer no início e no final da audiência, sob pena de nulidade do julgamento. Os acordos trabalhistas podem ser judiciais ou extrajudiciais.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sistema online para agendamento de consultas nas UBSs de Limeira já está funcionando

Lagoa do Taquaral terá feira de adoção de animais neste domingo; veja fotos

Tem interdição na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.