Dez centros de saúde estão sem doses da vacina contra a covid-19 em Campinas

Foto: Rogério Capela/ Prefeitura de Campinas

Campinas registra procura expressiva pela nova vacina contra covid-19, a Spikevax (XBB). A Secretaria de Saúde informou nesta terça-feira (4) que das 14,3 mil doses recebidas do Estado entre entre 22 e 28 de maio, 10 mil já foram aplicadas nos 68 centros de saúde de Campinas.

Com isso, já há falta em parte das unidades. Até o final da tarde desta terça-feira (4), o mapa divulgado pela Secretaria de Saúde apontava que 10 centros de saúde estão sem as doses da vacina contra a covid-19. São eles:

⦁ CS DIC III
⦁ CS Carvalho de Moura
⦁ CS Vila Ipê
⦁ CS Paranapanema
⦁ CS São Bernardo
⦁ CS Aurélia
⦁ CS Eulina
⦁ CS Boa Vista
⦁ CS Costa e Silva
⦁ CS Taquaral

Campinas iniciou em 24 de maio a aplicação da nova vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. A lista inclui pessoas de 60 anos ou mais; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; entre outros.

A Spikevax é fabricada pelo laboratório Moderna e a imunização com esta dose foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. A versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.

Para receber a dose não é preciso agendamento. Basta procurar um centro de saúde com doses disponíveis e apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).

A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários. Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.