Ouça ao vivo

Elias Fausto e Mogi Guaçu começam vacinação contra dengue nesta segunda-feira

Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Mais duas cidades da nossa região começam a vacinação contra dengue a partir desta segunda-feira.

Em Elias Fausto, as doses são distribuídas e aplicadas na sala de vacinação da Estratégia da Saúde da Família de Cardeal. O município tem 524 casos confirmados, sem mortes.

Já em Mogi Guaçu, a vacinação vai apenas das 8h às 11h, e somente para adolescentes entre 10 e 11 anos, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Jardim Fantinato, Parque dos Eucaliptos, Centro de Saúde, Centro Oeste, Ypê Pinheiro, Alto dos Ypês e Martinho Prado. O município tem 3.076 casos confirmados e uma morte em investigação.

A cidade de Rio Claro começa nesta terça-feira a vacinação para adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação começa às 7h30 nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação é até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação vai até as 16h30. Rio Claro soma XX casos confirmados.

Capivari, Corumbataí, Itapira, Ipeúna e Conchal também receberam as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde em uma nova fase da campanha de vacinação, mas ainda não divulgaram o esquema de vacinação.

Charqueada vai buscar as doses nesta quarta-feira, e só depois vai definir os horários de aplicação. O que já se sabe é que as doses vão ser entregues nas cinco unidades de saúde do município.

Conhecida como Qdenga, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes e imunossuprimidos.

Após receber a vacina, a criança deverá permanecer no local da aplicação por 15 minutos para verificação de eventuais efeitos colaterais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.