Começou nesta terça-feira a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, do Governo do Estado, que classifica a ação como uma política pública permanente para reduzir e combater focos de incêndio durante o período de estiagem. E na fase vermelha são intensificados os trabalhos para prevenir e combater focos em áreas de mata durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro.
Foram contratados para esta fase 114 bombeiros civis temporários para atuação em unidades de conservação até novembro. Ao todo serão mobilizados no período 4,7 mil profissionais, entre bombeiros militares e civis, PMs ambientais, agentes da Defesa Civil, brigadistas, voluntários e parceiros. Houve investimento de R$ 72,9 milhões em aquisição de materiais e reforço de pessoal.
De acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, houve redução de 86% nas áreas atingidas por incêndios em São Paulo em 2023, com 1.030 hectares. No ano anterior foram 7.181 hectares afetados pelo fogo. As ações da operação em 2024 devem ocorrer em 378 cidades do estado de São Paulo.