Em Campinas, cresceu em 589% o número de ocorrências de furto de fios de semáforos. O levantamento é da Emdec, que administra o trânsito no município.
De janeiro até 1ª quinzena de junho, em 2023, foram 9 ocorrências. Neste ano, o número saltou para 62 no mesmo período. Estes registrados em 2024 equivalem a 3,4 km de fiação elétrica e um prejuízo de R$ 61,7 mil.
O custo estimado dos equipamentos, ao longo dos últimos quatro anos, alcança R$ 195,7 mil.
O levantamento aponta que o Corredor BRT, Centro e a Avenida das Amoreiras estão entre os pontos com o maior número de casos de furto de fios de semáforos.
A situação coloca em risco a segurança viária e pode complicar o fluxo do trânsito.
Fabiano Larentes é supervisor de vendas e já passou por uma situação em que o semáforo estava apagado.
O funcionário público Deive Almeida também já enfrentou situações semelhantes.
A produção da CBN Campinas apurou que, por causa desses furtos, muitas partes da fiação subterrânea dos corredores do BRT estão sendo substituídas por fios aéreos, como nos postes convencionais. Essa é uma medida que foi adotada para tentar reduzir esse número de casos.
Em nota, a Emdec informou que busca prontamente reestabelecer os semáforos, faz o registro de boletim de ocorrência e aciona órgãos de segurança pública. E complementou que equipes de segurança patrimonial realizam rondas para coibir esse tipo de situação.